CTR e IQ de mãos dadas… mas nem sempre.

Quando a conversão está alocada em outra plataforma.
4 de julho de 2017
Existe uma máxima no Google Adwords que se você tem um bom índice de qualidade, a sua CTR é alta. Isso pode acontecer e pode parecer lógico, mas nem sempre é o que ocorre. No post "Qual % de CTR pode ser considerado bom em uma campanha? (https://goo.gl/YaUQR9), alguns especialistas deram suas opiniões sobre uma média de taxa de clique, já que não existe um padrão. Antes de postar aqui, solicitei permissão ao +LeandroFM para essa imagem que autorizou o post. Ele disse: (...) "particularmente acima de 3% já começo a julgar um CTR% bom, mas isso não é uma regra". Vi que para meu cliente, eu estava conseguindo acertar em cheio no CTR das keywords: 19,73%, 19,93%, 15,04%, 12, 62%, 21,79%. Aí logo pensei que o índice de qualidade das palavras seriam todos de 8/10 para cima. Bem, isso aconteceu, (até com um 10/10 \o/\o/\o/\o/\o/), mas nem sempre, chegando até 5/10 na maior parte das vezes. Olhem abaixo: CTR e IQ não deveriam andar de mãos dadas? O que você acha a respeito?
Leandro Martinez: Grande Tânios, como vai? Bem legal a informação, realmente é algo que gera dúvidas em muita gente. Pensando nisso, normalmente um bom caminho para melhorar o Índice de Qualidade é tentando melhorar o CTR%, mas como tudo dentro do Adwords, nada funciona sozinho, ou seja, ter um CTR% alto não é garantia de Índice de Qualidade alto se não for trabalhado outros aspectos como: estrutura de conta (que não influencia diretamente o IQ, mas te ajuda a fazer otimizações direcionadas para ele) seleção das palavras-chave inteligência e estratégia de correspondências página de destino relevante conexão entre: palavras-chave, anúncios e página de destino e diversas outras coisas mais Um CTR% alto indica que o seu anúncio está chamando a atenção do usuário, mas esse momento é só uma pequena etapa dentro de todas as outras que o usuário percorre, e é exatamente isso que o Google também avalia. No final do dia, a grande pergunta que os anunciantes devem responder é: estou entregando uma solução para o problema do usuário? Muita gente se perde também tentando trabalhar o Adwords somente em cima do Índice de Qualidade, e está ai um grande erro na minha opinião. Quando você trabalha pensando no Índice de Qualidade, você está criando sua campanha para o Google, e não para o usuário. Isso nem sempre funciona como regra, já que como você mesmo exemplificou, nem sempre um CTR% alto é garantia de Índice de Qualidade alto, assim como Índice de Qualidade alto não é sinônimo de conversão. Tem muita palavra que tem Índice de Qualidade e CTR% baixo e que geram ótimas conversões, e muitos erram tentado buscar os melhores indicadores ao invés do melhor contexto para o usuário Piscadela do Smiley Espero que ajude.

Tânios Acácio

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