Negativas caçando cliques

Quando a conversão está alocada em outra plataforma.
4 de julho de 2017
Defendo o Google Adwords com unhas e dentes, mas quando percebo algo muito ruim, não tem como não comentar. Gerencio a campanha de um cliente e percebi que a palavra-chave "clínica" é ruim. Antes mesmo de começar a campanha, fui lá e a negativei. Deixo a campanha rodar por alguns dias e percebo que houve cliques para "clinica" (sem acento), clinicas e clinico. Entro em contato com o Google e sou informado que o sistema pede para negativar todas as variações possíveis, inclusive acentuações Se na rede de pesquisa o sistema consegue identificar variações para imprimir o anúncio, porque não consegue negativar para não imprimir?
Leandro Martinez: Oi Tânios, Isso acontece pois o universo de variações é muito maior do que a palavra escrita daquela forma exata, podendo causar muitos conflitos com as palavras positivas. Realmente na hora de negativar alguma coisa é sempre importante negativar todas as possíveis variações: singular, plural, erros de ortografia, acentos, masculino, feminino e demais que puder pensar. Entendo a frustração e entendo que isso causa um trabalho adicional, mas faz parte e são características da ferramenta. Sempre foi isso na verdade. Fazer a negativação das variações já pode ser levado como boas práticas do seu processo de negativação para todas as contas. Você pode colocar algumas variações no Planejador de ver se descobre outras variações e coisas pra negativar através das sugestões de lá. Espero que ajude.

Tânios Acácio: O Leandro sempre termina com "espero que ajude". Sempre ajuda, Leandro. Smiley muito feliz Smiley muito feliz ;D. Obrigado por resignificar essa frustração. Abraços.

Nuno-Mota: Viva Tanios. Essa é uma das "pegadinhas" do adwords, pois o sistema não leva em conta as variações aproximadas. Isso no passado foi tema já com o pessoal num dos Summits ! Em outros tempos para as "palavras positivas" o google nos deixava permitir ou não o uso de variações aproximadas, ja faz algum tempo isso deixou de ser uma opção. Se o Google bloquear termos e variantes aproximadas nas palavras chave negativas ou dar essa opção aos anunciantes, penso que isso iria ter um impacto anual muito grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *