Conversões

Alex Guedes decide comprar um guarda-chuva pela internet e digita no Google: guarda-chuva transparente. Ele clica num anúncio interessante, é direcionado para a página específica do site, fica feliz com o modelo e resolve comprá-lo. Após preencher seu número do cartão de crédito e efetuar a compra, nosso prezado colega recebe a confirmação que seu pagamento foi aprovado - eba! Essa é a visão do Alex Guedes que não entende muito de Google, mas que quer logo receber a entrega para não sair molhado na rua.


Deixemos agora nosso colega e vamos analisar do ponto de vista do gerente de campanha que criou esse anúncio dentro do Google Adwords e fez as configurações necessárias num modelo chave/fechadura. O Google interpreta que o clique é uma possível evidência de compra e considera que a palavra-chave "guarda-chuva transparente" é uma chave


A fechadura deste processo é a compra, ou tecnicamente o que chamamos de conversão, então quando Alex Guedes compra o produto no site, ele deve ser redirecionado para uma página de agradecimento, pois nessa página existe um código de acompanhamento do Google que interpreta o processo exatamente assim: aquele clique "guarda-chuva transparente" gerou a venda, logo "guarda-chuva transparente" é uma boa palavra.


Nesse relatório muito básico de conversões, conseguimos identificar que três pessoas procuraram por: "guarda-chuva transparente, guarda-chuva de bolinha e guarda-chuva colorido, mas apenas a pessoa que pesquisou por guarda-chuva transparente comprou na loja online.

Através desse diagnóstico, temos um bom indício que existe demanda especificamente para esse segmento de produto. Agora a tarefa do gerente da sua conta em Adwords é trabalhar com esses dados em larga escala.