Estou com tempo – Leilão do Google

Digitando "cartão de visita", vemos que aparecem dois tipos de resultados. Na barra de cima são os pagos, em que é possível ver o retângulo escrito "anúncio" e são também conhecidos como links patrocinados. Lembre-se: As empresas pagam ao Google para estarem nessa posição. Na parte de baixo ficam os resultados orgânicos que não são pagos e que funciona por uma matemática bem diferente.

Aqui vamos entender como funciona a matemática básica da parte de cima que nós chamamos de leilão de palavras-chaves.

São muitos fatores que o Google considera na hora de posicionar cada site nessa disputa e os quatro principais são: CPC: custo por clique, landing page, anúncio e taxa de cliques. Vamos abordar cada um:

Nomenclaturas

Custo por Clique - CPC: Você informa ao Google quanto pagaria por aquele clique. O Google te informa qual valor mínimo para participar do leilão.

Anúncio: é a publicidade escrita. Colocar as informações principais de forma concisa é a melhor forma de criar um bom anúncio.

Landing page: é a página de destino, ou seja, para onde o usuário será redirecionado quando clicar no anúncio. Não é recomendado direcionar para a home do site, e sim, para uma página específica do site.

Taxa de clique - CTR: em inglês, click trough-rate e que significa "taxa de cliques". É a variável mais importante de todas. Devemos saber quantas vezes seu anúncio foi clicado pela quantidade de vezes que ele apareceu. Se cinco pessoas clicaram em seu anúncio, e cem pessoas procuraram por aquele termo no Google, a taxa de cliques é de 5%.

Como funciona o posicionamento?

Vamos a um exemplo: Cinco empresas de venda de cartões de visita querem aparecer lá em cima no Google, e investem em publicidade. São elas: Cartoni, Cartão Office, Marlina Cartões, Cartões Vilare e Card 1000.

1ª parte - Todas elas informam entram no Google Adwords e montam seus anúncios informando ao Google quanto pagariam por cada clique. Veja acima a coluna CPC.

2ª parte - O Google fará uma análise técnica sobre a campanha e dará uma nota sobre o índice de qualidade que mede a eficiência do anúncio, landing page e taxa de cliques. Essa nota vai de 1 a 10.

3ª parte - O Google multiplica o valor do CPC e do índice de qualidade. A empresa Cartoni informou que pagaria R$ 2 pelo clique e o sistema entendeu que a campanha está bem estruturada, existe uma boa taxa de cliques e o site está bem configurado. Por esse conjunto de fatores, a Cartoni recebeu nota 9. Multiplicando 2 (valor em R$) vezes 9 (índice de qualidade) o ranking do anúncio (Adrank) é 18. Perceba na tabelinha que é o valor mais alto de todos os anunciantes, por isso, esta marca fica em primeiro lugar no posicionamento do leilão. Agora é sua vez, faça o mesmo para os demais anunciantes.

Essa é uma forma simplificada como funciona o leilão, pois existem muitas variáveis que o Google leva em conta na hora de gerar o posicionamento. É por isso que em alguns casos, você pode ver a disposição dos anúncios de um jeito enquanto que uma pessoa do seu lado pode ver a ordem diferente, mas o padrão funciona como foi descrito.