Olho na concorrência

Se você estiver inserido no mercado de marketing, já ouviu provavelmente falar em benchmarking, um processo que consiste em estudar a forma como os concorrentes estão trabalhando e fazer comparativos com seu negócio para melhorar a performance de sua empresa. Pode ter certeza que é um processo que exige muita análise técnica, muitos profissionais envolvidos e muuuito tempo (com no mínimo três letras "u").

Na plataforma de publicidade do Google, as informações sobre seus concorrentes no leilão estão disponíveis através do Relatório de ideias para leilões em que é possível saber todos os seus concorrentes que disputaram uma palavra-chave com você, a posição média nessa disputa no leilão (1º, 2, 3º, 4º), e ainda detalhar precisamente com qual frequência sua empresa fica na frente ou atrás nessa competição.

Para exemplificar a importância, vamos supor que você seja dono de um restaurante mexicano e seus concorrentes são as marcas:

O relatório Parcela de Impressões mostra a quantidade de vezes que você apareceu no leilão. Vamos supor que você tenha selecionado a palavra "comida mexicana" em sua campanha e tenha ocorrido 1000 buscas no Google de usuários interessados. Concluímos então que seu anúncio apareceu 825 vezes. O "Ai Caramba.com.br" apareceu 334 vezes e assim por diante.
Posição Média computa posição no leilão. 1,4 está entre o número "1" e o número "2", então sua posição é 1º ou 2º lugar. A Taco Foods tem o número 2,5. que está entre 2 e 3, então ela aparece geralmente entre a 2ª e 3ª posição no Google para a palavra "comida mexicana".