Oportunidades

Já ouviu aquele papinho fajuto de vendedor: "você não pode perder essa oportunidade incrível"? Ele fala um monte de coisa embolada, omite informações imprescindíveis e no final você sente aquele desconforto de estar entrando numa canoa furada. Boas perspectivas de negócio devem ser consideradas, mas com muita cautela e análise crítica.

Dentro do Google Adwords existe uma guia chamada Oportunidades em que o Google - através do seu histórico de campanha - executa uma projeção de outras palavras-chaves que podem ser interessantes para seu negócio.

Vamos supor que você tenha uma empresa no segmento de "contratação de motoristas executivos" chamada Driver X.

Está bastante claro que investir em anúncios no Google tem lhe proporcionado clientes, mas você chega a conclusão que poderia fazer bem melhor. Você decide contratar um especialista em Adwords para gerenciar sua conta e ele resolve executar a guia Oportunidades, identificando que existem palavras-chaves relevantes para seu negócio que você não havia percebido. Veja o relatório abaixo:

Existem 24 palavras-chave que podem vir a ser relevantes para seu negócio, entre elas: carro executivo, serviço de táxi executivo, empresa de táxi executivo, veículo executivo e carros para executivos. Funcionando como um Nostradamus digital, o Google já sabe que a inclusão dessas 24 palavras podem impactar 340 pessoas no próximo mês (impressão). A empresa no caso, terá que investir R$ 26 para essa configuração. O especialista contratado por você decide incluir todos os termos sugeridos, e após 15 dias de campanha no ar, conclui que 8 dessas palavras são extremamente relevantes para seu negócio e as mantém, enquanto que as demais sugeridas (16) são excluídas.

Teste A/B

A importância de contratar um profissional especializado em Google Adwords é que ele conseguirá fazer a leitura correta dos dados realizando testes chamados de A/B, ou seja, testa uma configuração A e depois uma configuração B. Aquela que tiver o melhor retrospecto será implementada. Na imagem das setinhas, a guia Oportunidades sugeriu economizar R$ 54 em lances nos leilões, então o especialista fez as mudanças, mas notou que o número de contatos enviados pelo site caiu 15% em 10 dias. Ele resolve voltar para a configuração original e os números voltam a crescer. Mesmo que o sistema do Google dê dicas valiosas, nem sempre é garantia de que a campanha terá o retrospecto esperado.