Planejador de palavras-chave

Quando falamos em Ibope, logo lembramos daquele relatório que nos mostra o número de televisores ligados em um determinado horário da programação. Esse documento é de grande valia para o anunciante estudar o potencial público de interesse, no entanto, precisamos lembrar que pode acontecer: de um jovem aproveitar o intervalo para pegar um rango na geladeira, aquela senhora alimentar um pacato gatinho ou a jovem se distrair namorando pelo Whatsapp. Ainda que seja uma boa ideia fazer propaganda na TV, muitas pessoas "não estão realmente em frente a telinha".

Esse é um ponto bem diferente quando se trabalha com marketing digital, o usuário procura por aquele assunto digitando uma palavra-chave no Google e não está disperso com outros afazeres.

Contamos toda essa história para explicar uma ferramenta essencial do Adwords, o Planejador de palavras-chaves em que podemos mensurar o real número de buscas mensais de qualquer palavra no Google, avaliar qual nível de competitividade por ela no leilão e qual valor médio do custo do clique. Todas essas informações vão facilitar o cálculo do seu investimento em publicidade.

Supondo que você tenha uma agência de turismo em Belo Horizonte e queira analisar o quanto investir em publicidade no Google. Você contrata um especialista e ele te apresenta o relatório acima.

Vemos de maneira clara que seus possíveis clientes que buscam por intercâmbio giram em torno de 1900 (coluna média de pesquisas mensal). O mercado no leilão para essa palavra-chave é elevado (coluna concorrência alta) em que o lance sugerido por clique (CPC) é de R$ 3,01. Agora com esses dados, seu especialista tem em mãos bons parâmetros para sugerir o valor ideal para o investimento em publicidade no Google de acordo com a realidade financeira de sua empresa.

Com o Planejador de Palavras-Chaves, podemos analisar quantas palavras forem de seu interesse e ter informações detalhadas de buscas dos usuários. Sem dúvidas, uma ferramenta indispensável para a gestão de sua campanha.