Termos de pesquisa e negativação

Termos de pesquisa

Existe aquela cena trivial de uma moça que entra na loja de roupas e fala com a vendedora: "estou só dando uma olhadinha, obrigada". Aí a vendedora responde: "fique a vontade, estou aqui qualquer coisa". A moça não procura direito, a vendedora fica do lado forçando uma compra, a moça vai embora e ninguém sai satisfeito.

Mas, o que aconteceria se a vendedora pudesse entrar dentro da cabeça da possível cliente e descobrisse que ela é uma grande apreciadora de roupas com estampas de filmes clássicos? Ela poderia puxar papo e falar: "chegaram umas camisetinhas transadas de Casablanca, Laranja Mecânica e Poderoso Chefão. Posso te mostrar?". A moça perplexa então exclamaria: "Uau! Transmimento de pensação, era exatamente o que eu procurava!

Com o Google Adwords - a plataforma de publicidade do Google - é possível termos acesso a dados que mostram exatamente o que o usuário (a pessoa que fez uma busca no Google) pesquisou. Sendo assim, seria como uma pessoa chegasse em sua loja e você já soubesse o que de fato ela quer comprar. Essa ferramenta se chama termos de pesquisa.


Vamos a um exemplo real de como podemos utilizar os termos de pesquisa:

A empresa Detecta, especializada no ramo de dedetização, reclama com frequência que tem gastado dinheiro no Google sem o retorno esperado. Os diretores decidem então contratar um profissional especializado que logo acessa o relatório termos de pesquisa e constata os cliques.

Em nenhum desses 10 resultados que aparecem na tabela ao lado, a pessoa que clicou no anúncio da Detecta demonstrou real interesse em contratar um serviço especializado. Perceba que os usuários que fizeram as buscas queriam soluções caseiras para resolverem o problema em casa. Uma pessoa que busca no Google por: "veneno para matar escorpião amarelo", está mais propenso a ir até uma loja do que contratar uma empresa de dedetização, assim como quem pesquisa por "produto caseiro contra carrapatos". Lembre-se que cada vez que alguém clica no anúncio, a empresa anunciante Detecta é cobrada pelo Google. Infelizmente foram R$ 27,04 que escorreram armagarosamente pelo ralo.

Para melhorar a campanha, é importante retirar palavras que atrapalham os resultados de busca. Percebendo isso, o especialista contratado resolveu criar uma lista de palavras negativas que impedem que palavras ruins apareçam na busca dos usuários que pesquisam no Google. Analisando o relatório acima, ele negativou as palavras:

  • veneno
  • produto caseiro
  • como faço
  • inglês

Ótimo! Campanha otimizada com a retirada de palavras irrelevantes e foco total nas relevantes. Sai pra lá clique inútl".

Ferramentas do Google

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Planejador de Palavras-chave

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Olho na Concorrência

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Conversões

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